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OBERCOM publica Relatório sobre "Perspectivas e Prospectivas de evolução do Mercado no Sector dos Media em Portugal"
Setembro de 2009

Encontra-se disponivel no site do OBERCOM o Relatório sobre "Perspectivas e Prospectivas de evolução do Mercado no Sector dos Media em Portugal", decorrente de um inquérito lançado junto de gestores, CEOs e altos cargos dos Grupos de Media em Portugal.

Conforme se pode ler na Introdução, o objectivo deste barómetro "prende-se com a necessidade de compreendermos melhor as implicações e particularidades dos grupos de Media num contexto de mudança, de crise económica e de ajustamento de estratégias, registando essas mesmas considerações a partir do testemunho daqueles que trabalham, agem e tomam decisões directamente na área. Importará, como eixo central, avaliar eventuais convergências e/ou divergências entre os resultados obtidos nos barómetros de 2007 e 2008, procurando identificar possíveis continuidades ou descontinuidades nas considerações feitas pelos inquiridos".

No Capítulo da Regulação, os inquiridos encaram a actividade da Autoridade da Concorrência como "positiva" e da ANACOM como "muito positiva".

Já a ERC é considerada como "pouco adequada" ao nível das competências e do seu desempenho.

Quanto à Regulação por parte do Estado esta é "negativa".

Os inquiridos manifestaram a sua opinião que a Regulação tem originado o aumento de custos e o decréscimo das Receitas totais, condicionando o investimento das empresas.

Quanto à Regulação da Publicidade, a esmagadora maioria pronunciou-se no sentido de que a auto-regulação deve ser central e numa primeira linha de prioridades, sendo a legislação a última etapa a percorrer.

No que respeita à evolução do mercado publicitário, é opinião que o investimento vai continuar a diminuir.

Um dos aspectos considerados neste Estudo foi a politica de descontos no mercado publicitário, sendo opinião que a tendência na Rádio é "para aumentar", na Imprensa "para manter" e na Televisão "para diminuir".

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