CPMCS - Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social
Plano Estratégio
 
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Uma Nova Confederação e Uma Nova Dinâmica
  • A CPMCS pretende ser uma plataforma de referência para os principais actores do Sector da Comunicação Social, funcionando como o elemento catalisador, estratégico e impulsionador do conhecimento e da colaboração.
  • A CPMCS pretende, introduzindo novos temas na agenda política e económica, antecipar e criar estratégias, promover a mudança e o desenvolvimento e partilhar e expandir o know-how dos seus associados.
  • Como plataforma de referência, a CPMCS pretende mobilizar um dos sectores que mais contribui para a livre informação, o conhecimento e o entretenimento dos portugueses, representando um papel ímpar em termos sociais. É por isso que a CPMCS está empenhada em debater os grandes temas e em ser uma ponte entre as empresas, a sociedade civil e diferentes instituições públicas.
  • As oportunidades que se abrem em Portugal com o advento das novas tecnologias, exigem uma participação alargada na esfera social de todos os nossos associados.
  • A eleição de novos corpos sociais, em Março de 2009, ditou o início de um novo ciclo de vida na CPMCS, aberta a entrada de novos associados, com maior capacidade de influenciar a evolução do mercado e das estratégias políticas, mas também mais preocupada com as tendências de evolução dos meios de comunicação social.
  • Cada vez mais aberta ao exterior, contando com a participação de todos. É uma Confederação mais ambiciosa, mais interveniente e capaz de dar um impulso decisivo para que em Portugal se desenvolva um sector da comunicação social mais moderno e aberto à evolução tecnológica, que melhor responda às necessidades da sociedade.
  • Numa altura em que comemora os seus 15 anos de vida, a CPMCS está num momento de viragem, querendo ser fulcral para todos os actores do sector, criando uma nova dinâmica que permita não somente a integração dos novos associados, mas também uma maior capacidade de intervir na evolução que o futuro nos reserva.
  • Neste quadro, a Direcção da CPMCS definiu para este biénio 2009-2010, uma estratégia para a mobilização do sector que representa, que permita uma evolução consensual dos seus Estatutos e uma maior capacidade de intervenção junto dos principais actores do sector, alargando as suas parcerias estratégicas, melhorando os serviços prestados aos seus associados e assumindo uma nova relevância pública.
  • Pretende-se criar uma rede de colaboração global indutora do desenvolvimento e inovação nas empresas, na sociedade e no sector público.
  • Principais valores da Nova Confederação → Prestígio, Representatividade, Isenção, Credibilidade e Inovação.

Grandes Objectivos

  • Desenho de um novo conceito de organização com actualização dos Estatutos, criação do Conselho Geral e alargamento da representatividade da CPMCS.
  • Estratégia activa de defesa dos interesses da produção de empresas de Comunicação Social em ambiente multi-plataforma.
  • Promover o enquadramento jurídico apropriado para o sector da comunicação social e as diferentes plataformas de distribuição, protegendo em particular os direitos de autores, editores e organismos de radiodifusão.
  • Desenvolvimento do site, de acordo com as solicitações dos diferentes associados, nomeadamente com disponibilização dos principais estudos e informação relevante sobre o sector da comunicação social em termos nacionais (anuários, consultas públicas nacionais, etc.) e internacionais (estudos e relatórios de diferentes instituições internacionais, nomeadamente da União Europeia).
  • Distribuição regular de uma Newsletter digital com informações nacionais e internacionais relevantes para os associados. Acompanhamento e informação regular a todos os associados da nova legislação nacional e comunitária do sector da comunicação social.
  • Promoção e organização regular de workshops, seminários/debates entre associados e especialistas nacionais e estrangeiros sobre questões relevantes da comunicação social (ex: Televisão Digital Terrestre, Os média tradicionais e o desafio da digitalização e das novas plataformas, etc.).
  • Criação de Grupos de Trabalho Temáticos.
  • Desenvolvimento de Relações Institucionais: Protocolos com diferentes instituições nacionais (entidades públicas, universidades e centros de investigação, outras associações no âmbito dos meios de comunicação social e das telecomunicações) e internacionais.
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